• WEBLIONS DIGITAL

Você sabe a diferença entre perfil pessoal e profissional nas Redes Sociais?


Quando pensamos em Marketing Digital para empreendedores, um dos primeiros pontos que vem à cabeça são as redes sociais. E isso parece ser muito natural, uma vez que todo mundo já está conectado de forma pessoal com os amigos e familiares e esta parece ser a tendência também para os negócios.


Mas você sabe a diferença entre ter um perfil pessoal e outro profissional? Quando atendemos um cliente, sempre surgem algumas dúvidas:


Posso continuar usando meu perfil pessoal e adicionar contatos profissionais a ele?


Ou em outras palavras: já tenho 1.976 amigos no meu perfil pessoal e se fizer um perfil novo para minha empresa, vou ter que começar do zero! Todo mundo me conhece no Face ou no Insta...


Pois é, mas ainda assim, você precisará criar um perfil profissional e começar do zero, porque isso faz parte da seriedade e credibilidade do seu trabalho. Nesta nova página, você fará publicações com uma linguagem adequada ao seu público, mostrará a identidade visual da sua marca e irá divulgar seu negócio.


Diferente dos perfis pessoais, que normalmente são fechados para que possamos selecionar com quem iremos dividir nossas fotos, recordações e ideias, os perfis profissionais devem ser públicos, para que todos possam visualizar o que você tem a oferecer.


Mas vai demorar muito para começar a ter acessos na nova página...


Nem tanto! Você pode começar compartilhando as postagens que faz em sua página profissional no seu perfil pessoal, para que seus amigos saibam o que você está fazendo e te dêem uma força, compartilhando seu conteúdo na timeline deles. Você também pode convidar seus amigos para seguirem sua nova página. Lembre-se: quem tem amigos, tem tudo! Você não ficará com 0 seguidores por muito tempo. Falamos mais sobre como aumentar o alcance de seus posts no Facebook há duas semanas atrás, veja neste link.


Mas não seria melhor eu usar meu perfil pessoal para ir divulgando meu trabalho?


E quem disse que você não pode publicar suas postagens também no seu perfil pessoal? Esta é uma ótima iniciativa para ampliar rapidamente o alcance das suas publicações.


A primeira coisa a ter em mente é que você não precisa acabar com seu perfil pessoal ou mudar a forma como age neste ambiente. Você pode continuar publicando as fotos da sua viagem com as crianças, dividir suas opiniões pessoais com alguns amigos mais próximos ou em grupos fechados, mas você também pode compartilhar as postagens sobre sua empresa.


Por outro lado, você não vai querer adicionar um monte de pessoas desconhecidas no seu perfil pessoal, ter acesso a fotos e publicações de pessoas que você nunca viu antes invadindo sua timeline, roubando espaço de quem realmente importa para você e não gerando nenhuma interação para seu negócio. Por isso é preciso separar e tratar trabalho com seriedade e excelência.


Então, terei que transformar meu perfil pessoal em profissional?


Não! Você passará a ter mais perfis para administrar. No Instagram, é possível adicionar até 5 contas através do aplicativo do seu celular. Use uma delas para sua conta pessoal e as demais para divulgar seu trabalho.


Já no Facebook, a partir do seu perfil pessoal, você pode criar quantas páginas profissionais desejar.


No Facebook, as páginas profissionais são conhecidas como fanpages e equivalem aos perfis business ou profissionais no Instagram.


Posso ter mais de um perfil nas redes sociais?


Você pode ter quantos perfis desejar nas redes sociais, não há limitações. Digamos que você venda produtos de beleza de uma determinada marca e também aceita encomendas daqueles brigadeiros que só você tem a receita - tenha uma página profissional para cada uma destas atividades.


Lembre-se: faz parte da rotina de qualquer empreendedor estar conectado às redes sociais, interagir com usuários e clientes, responder a perguntas e até mesmo fechar vendas através destes canais.


Será que você sabe, então, o que publicar na página da sua empresa?


Na próxima semana, vamos falar sobre humanização de marca e abordaremos como e o que postar em cada perfil.


Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo ou nas nossas redes sociais!


Até o próximo post!

5 visualizações
ASSINE NOSSO BLOG E RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU EMAIL!