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SEO: Aprenda como Ser Encontrado Online



Neste post, escolhemos um tema mais técnico mas que pode te ajudar muito! Você sabe o que é SEO? Já ouviu falar? Sabe usar?


SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. Isso nada mais é do que um conjunto de palavras, expressões e parâmetros que devem ser usados no seu site, blog e outras páginas da web, para que sua marca seja mostrada em uma posição privilegiada no ranking orgânico do Google.


Quanto melhor for a sua classificação em um resultado de busca, maior a chance do usuário clicar no seu site, ler seu conteúdo e aumentar o tráfego no ambiente virtual do seu negócio. Por isso, um dos maiores desejos das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca.


Mas ter uma presença online não é o suficiente para que esta mágica aconteça - é preciso desenvolver uma estratégia específica para garantir que seu negócio tenha um bom posicionamento quando o usuário faz uma busca no Google.


Essa estratégia deve ter como objetivo proporcionar uma melhor experiência para o seu leitor. Desta forma, os mecanismos de busca reconhecem que seu ambiente virtual é confiável e passam a recomendá-lo entre as melhores opções, aumentando sua visibilidade no mundo digital e, por consequência, gerando mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.


Vamos entender melhor como isso funciona! Tudo começa quando um internauta entra no Google e faz uma busca. A inteligência artificial do Google funciona como um rastreador - ela vai usar as palavras ou expressões digitadas ou gravadas (caso você use comandos de voz no campo de pesquisa) e buscará todas as páginas na internet que contenham resultados para aquele termo específico que foi pesquisado. Ao organizar os resultados, o motor de busca sempre apresenta os sites mais relevantes e com conteúdo mais completo entre as primeiras posições, para responder à dúvida ou necessidade que originou a busca.


Quem faz este 'casamento' entre a busca do usuário e a apresentação dos resultados é um robô, que em frações de segundo faz a leitura da programação e dos textos que estão no seu ambiente virtual e considera o que é relevante. Por isso é tão importante que você produza conteúdo de qualidade.


Seu site pode até ter um visual bonito, com fotos em excelente resolução, mas se ele não tiver uma estratéguia de SEO conectada a ele, o Google não irá encontrá-lo, porque a inteligência artificial não enxerga a beleza visual, ela apenas lê:


  • Textos escritos em blogs e sites - o tal conteúdo relevante que tanto abordamos aqui no blog;

  • Descrição e detalhes escritos em páginas do produto de uma loja virtual;

  • Legendas e textos publicados nas redes sociais atreladas à sua empresa;

  • Textos alternativos em imagens;

  • URLs amigáveis - sem acentos ortográficos ou símbolos;

  • Título do site com expressões relevante - este é um elemento que faz parte da programação, é aquela primeira linha que aparece no resultado de busca em azul.


Nós poderíamos publicar mais uma série de posts para abordar cada um destes assuntos de forma ainda mais técnica e também explorar outros parâmetros considerados pelo Google para a classificação no ranking de resultados, mas a ideia deste post era desmistificar o que é o SEO.


O SEO não é um bicho de sete cabeças como parece, mas exige um trabalho minucioso e de constante desenvolvimento, por isso recomendamos que o empreendedor contrate um profissional ou uma agência especializada em Marketing Digital para cuidar da sua estratégia, para que ele tenha tempo de cuidar de outros aspectos importantes do seu negócio.


Esperamos que você tenha gostado de todo o conteúdo publicado por aqui e agradecemos muito a sua audiência e o tempo que você sempre dedica para ler o que escrevemos com muito carinho.


Até o próximo post!




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