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Como funcionam as Hashtags #


No Facebook, elas não fazem a menor diferença... Já no Instagram e no Twitter, elas são fundamentais para uma postagem ganhar mais visualizações. Estamos falando das hashtags, você sabe como elas funcionam?


A hashtag nada mais é que um indexador, um símbolo usado para dar destaque a um determinado post e fazer com que seja mais fácil encontrar outras publicações sobre o mesmo tema e que, por sua vez, utilizem essa mesma hashtag.


Desta forma, a hashtag torna seu conteúdo mais facilmente encontrado nas redes sociais, fazendo com que mais pessoas - já seguidoras ou não - encontrem sua publicação e conheçam seu negócio.


Mas não basta sair agregando o símbolo # com um monte de palavras aleatórias para que esta mágica aconteça. É preciso entender melhor como cada rede social trata as hashtags e como fazer uso desta ferramenta corretamente.



Quais hashtags usar


Quando trabalhamos em uma campanha de marketing com o intuito de aumentar a visibilidade de uma marca e expandir seu alcance nas redes sociais, é importante fazer uma análise de mercado e utilizar hashtags que irão acrescentar valor ao seu negócio e ao tipo de conteúdo que será publicado. Para isso, as agências de Marketing de Conteúdo dispõem de aplicativos e ferramentas específicas para cada caso.


Faz parte deste balão de hashtags que será construído, analisar também o que alguns influenciadores e seus concorrentes estão utilizando em posts semelhantes aos seus.


Um pool de hashtags bem elaborado deve contar com:


  • Hashtags Gerais: são as que têm elevado volume de publicações (geralmente acima de 600k), são mais abrangentes e acompanhadas diariamente por milhares de pessoas. Por exemplo #Marketing .

  • Hashtags Especificas: são as que têm baixo volume de publicações (entre 60k e 500k) e representam palavras específicas ou expressões conhecidas como longtail. Elas atraem seguidores que procuram por conteúdos específicos - por exemplo #MarketingdeConteudo .

  • Hashtags de Conteúdo: são hashtags que estão associadas com o conteúdo da publicação, como por exemplo em um tutorial sobre o uso de hashtags #ComoUsarHashtags .

  • Hashtags de Tendências: são as famosas trending hashtags, que estão sendo usadas por muitos usuários ao mesmo tempo. #DiadaFotografia .

  • Hashtags Específicas de uma Marca: são usadas por uma marca, para branding ou campanhas de marketing. #WebLions #WebLionsDigital .


Usando Hashtags em diferentes Redes Sociais


A hashtag nasceu no Twitter mas, ao contrário do que você pode pensar, o ideal é utilizar apenas um ou dois indexadores por post. Nada de escrever os 140 caracteres com #s.


No Facebook e no LinkedIn, muitos usuários insistem em usar hashtags, mas elas não fazem nenhuma diferença em suas postagens.


É no Instagram que as hashtags realmente brilham hoje em dia e é preciso ter cuidado para que sua conta não seja classificada como spam. Sim, o número de hashtags que você usa em suas publicações e onde as coloca na postagem são parâmetros escolhidos pela plataforma para detectar contas suspeitas.


O máximo de hashtags permitido por publicação é de 30, mas é recomendável que você use entre 9 e 15 por post. Você pode adicionar as #s na legenda do post, mas o ideal é publicá-las adicionando um comentário à sua publicação apenas com as hashtags.


Vale lembrar que as hashtags são apenas indexadores e que elas não fazem milagres usadas de forma isolada. É preciso estudar o assunto, analisar o mercado e utilizá-las de forma correta para colher bons resultados.


Na próxima semana que vem, o tema por aqui será os Stories do Instagram, você não pode perder!


Até o próximo post!

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